Conselho de Administração - Deliberações da 76ª Reunião Ordinária
DELIBERAÇÕES DA 76ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO - 26/09/2025
1. Homologação das aprovações ad referendum, abaixo relacionadas, dadas pela Presidência.
1.1 Adesão ao Programa de Professor Sênior da UFSCar:
a) Dr. José Fernando Casquel Monti junto ao Departamento de Medicina - DMed/CCBS. Ato CoAd n.º 558 (link externo).
1.2 Adesão ao Programa de Serviço Voluntário da UFSCar:
a) Sr. Oscar da Silva junto ao Departamento de Engenharia Química (DEQ/CCET). Ato CoAd n.º 561 (link externo).
1.3 Proposta de criação do Centro de Tecnologia, Humanidades e Artes e da Diretoria do Campus São José do Rio Preto da UFSCar. Ato CoAd n.º 562 (link externo).
1.4 Aquisição de materiais permanentes, com recurso de ressarcimento de projetos financiados pela iniciativa privada, para as seguintes unidades:
a) Departamento de Engenharia de Produção - DEP-So/CCGT. Atos CoAd n.ºs 559 (link externo) e 565 (link externo).
b) Departamento de Enfermagem - DEnf/CCBS. Ato CoAd n.º 560 (link externo).
c) Centro de Ciências Agrárias - CCA. Ato CoAd n.º 563 (link externo).
d) Departamento de Engenharia Civil - DECiv/CCET. Ato CoAd n.º 566 (link externo).
1.5 Atividades relacionadas aos seguintes projetos de extensão:
a) atualização de alíneas no projeto “Construção participativa de ações e diretrizes de políticas públicas de extensão rural em agroecologia e desenvolvimento sustentável”. Ato CoAd n.º 572 (link externo).
b) atualização orçamentária do projeto "Resgate da dignidade humana e pertencimento: projeto piloto de gestão ambiental e territorial e bem viver nas Terras Indígenas Jaraguá (São Paulo) e Tenondé Porã (São Bernardo do Campo)”. Ato CoAd n.º 573 (link externo).
1.6 Atividades de extensão tramitadas pelo sistema ProExWeb:
a) “Ampliação do acesso de agricultores familiares assentados e comunidades quilombolas às políticas públicas de fomento à transição agroecológica no estado de São Paulo.” Programa 23112.000188/2000-06 - Incubadora Regional de Cooperativas Populares - INCOOP. Coordenação: Prof. Dr. Joelson Gonçalves de Carvalho. Ato CoAd n.º 567 (link externo).
b) relatório de atividade da “Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária: defender a vida, combater o agronegócio!”. Proc. n.º 23112.015231/2025-12. Ato CoAd n.º 568 (link externo).
c) “Cursinho Popular Pré-vestibular da UFSCar (Consolidação e expansão)”. Programa: 23112.008468/2020-32 - Processos formativos e os espaços de educação formal e não formal. Coordenação: Prof. Dr. Marlon Caetano Ramos Pessanha. Ato CoAd n.º 569 (link externo).
d) Atividade vinculada ao "Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares: edição 2025-2026". Processo n.º 23112.036202/2024-11. Coordenação: Prof.ª Dr.ª Michele Varotto Machado. Ato CoAd n.º 570 (link externo).
e) “Assessoria técnica para desenvolvimento de competências em proteção à propriedade intelectual, prospecção de parcerias e transferências de tecnologia - Edital Catalisa ICT”. Proc. n.º 23112.019950/2022-60. Coordenação: Prof. Dr. Daniel Braatz Antunes de Almeida Moura. Ato CoAd n.º 571 (link externo).
2. Alterações nos Projetos de Desenvolvimento Institucional (ProDIn):
a) aprovada a prorrogação do prazo e a redistribuição orçamentária do projeto “Incentivando conexões culturais multicampi e ações articuladoras da Extensão com o Ensino e a Pesquisa”. Ato CoAd n.º 574 (link externo).
b) aprovada a prorrogação do prazo e a redistribuição orçamentária do projeto “Promoção da saúde mental, da ética, da mitigação da violência e para a construção da cultura de paz na UFSCar”. Ato CoAd n.º 575 (link externo).
3. Adequação de estrutura administrativa das seguintes unidades:
a) aprovadas as adequações da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - ProPGe. Resolução CoAd n.º 119 (link externo).
b) aprovada a adequação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação - ProPG. Resolução CoAd n.º 120 (link externo).
4. Indicação de duas representações docentes do CoAd, como membros efetivo e suplente, respectivamente, para o Conselho Deliberativo na FAI-UFSCar.
Foi deliberado realizar uma consulta por e-mail, porém não houve manifestação de interesse por parte dos membros.
5. Criação da Secretaria Geral de Arte e Cultura e das respectivas unidades a ela vinculadas e apreciação da minuta de Regimento Interno.
Foi aprovada, quanto ao mérito, a criação da Secretaria-Geral de Arte e Cultura. Resolução CoAd n.º 121 (link externo). O Regimento Interno será apreciado posteriormente.
6. Proposta acerca da possibilidade de reconhecimento das bibliotecas da UFSCar como Bibliotecas Públicas, para fins de adequação à definição apresentada no Manual do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), e a possibilidade de alteração da classificação do material bibliográfico do acervo circulante das Bibliotecas UFSCar como bem de consumo.
Ambas as alterações foram aprovadas. Ato CoAd n.º 576 (link externo).
7. Aprovada a minuta da resolução de regulamentação do uso de veículos oficiais no âmbito da Universidade Federal de São Carlos. Resolução Normativa CoAd n.º 8 (link externo).
8. Aprovada a criação e designação da Comissão de Análise e Aprovação de Contas dos contratos firmados entre a UFSCar e a FAI-UFSCar. Atos CoAd n.ºs 577 (link externo) e 578 (link externo).
9. Aprovada a minuta da resolução de regulamentação de captação e controle de execução de emendas parlamentares no âmbito da UFSCar. Resolução Normativa CoAd n.º 7 (link externo).